Lista A
Juntos, Transformamos o Futuro!

Candidatura ao Conselho Geral da Universidade do Minho

Dia 19 de março usa a plataforma
evotum.uminho.pt
e vota Lista A

Sobre nós

Saiba mais Sobre Nós

Juntos,Transformamos o Futuro!

Propomos uma visão ousada e transformadora para a UMinho, baseada numa governação inovadora, transparente e comprometida com a modernização institucional, consolidando a sua posição como referência no ensino superior, na investigação, na inovação e na valorização da cultura, aprofundando a ligação à sociedade, reforçando a internacionalização e promovendo a inclusão e a sustentabilidade.

Com uma aposta clara na valorização das pessoas e na eficiência organizacional, acreditamos que este projeto não é um mero exercício de continuidade nem uma rutura desconexa com a história da instituição, mas sim um compromisso com o futuro, alicerçado num passado que nos orgulha e numa visão ambiciosa que elevará a UMinho a novos patamares de excelência.

Ideário

União, bem-estar e coesão académica

Uma universidade forte promove um ambiente de colaboração e bem-estar, garantindo que cada pessoa tem condições para crescer e alcançar o seu potencial. Defendemos uma academia coesa, onde o respeito, a equidade e o apoio mútuo criam um espaço dinâmico e estimulante para todos.

Sentimento de pertença e a valorização das pessoas

O fortalecimento do sentimento de pertença e a valorização das pessoas estão no centro da nossa ação, garantindo que cada membro da comunidade académica se sinta integrado, valorizado e motivado a contribuir para o sucesso coletivo.

Inclusão, inovação e compromisso social

Acreditamos numa universidade aberta ao mundo, que assume a inclusão como um princípio fundamental e a inovação como alavanca de progresso. Com um forte sentido de responsabilidade social, promovemos o impacto positivo do conhecimento e da investigação na sociedade, contribuindo para um futuro mais justo e sustentável.

Uma liderança inspiradora e determinada

Sob a liderança de Eugénio C. Ferreira, cuja trajetória reflete uma experiência e dedicação inequívoca à instituição, bem como um profundo conhecimento institucional, a lista propõe não apenas assegurar uma representação robusta no Conselho Geral, mas também a sua projeção para uma futura candidatura a Reitor.

Eixos

Eixos de Ação

Capital humano

Posicionar a UMinho como um ecossistema atrativo, dinâmico e inovador promovendo a retenção, atração e valorização do talento.

Governação e inovação organizacional

Promover uma gestão participativa, transparente, e articulada com uma maior autonomia e responsabilização das unidades orgânicas.

Educação transformadora e inclusiva

Transformar a experiência educativa para promover inclusão, inovação e flexibilidade.

Investigação e inovação

Impulsionar a criação e a aplicação do conhecimento disruptivo, promovendo uma forte interação com a sociedade e cooperação com o tecido empresarial

Valorização da cultura e do património

Promover uma universidade aberta, inclusiva e inovadora, que valoriza o património e a cultura como motores de coesão, identidade e transformação societal.

Eixo 1

Capital Humano

Afirmamos o compromisso com a valorização das pessoas, o maior capital da nossa Academia, promovendo estratégias para reter, atrair e desenvolver talento. Este objetivo é essencial para consolidar a excelência académica, científica e administrativa, contribuindo para o impacto global da instituição, reconhecendo o papel central do indivíduo como agente de transformação de uma Universidade que se pretende moderna, justa e orientada para o futuro.

1.1 Criação de um Ambiente Académico Inclusivo e Colaborativo

Promoção de condições físicas e digitais de qualidade

Definir como prioridade estratégica o fortalecimento de condições físicas e digitais que garantam um ambiente académico inclusivo e estimulante. Este objetivo deve orientar as decisões institucionais em matéria de investimento e gestão, assegurando um quadro que favoreça o bem-estar, a colaboração e a produtividade de toda a comunidade académica.

Valorização das pessoas

Estabelecer diretrizes que incentivem o reconhecimento formal dos desempenhos de mérito de docentes, investigadores, e pessoal técnico e administrativo, através de mecanismos como prémios, visibilidade institucional e criação de incentivos estratégicos, tais como acesso a formação avançada, oportunidades de progressão na carreira e recursos adicionais para projetos.

Fomento da diversidade e da participação ativa

Definir políticas que promovam um ambiente plural e inclusivo, onde todas as ideias, opiniões e culturas sejam valorizadas.

Iniciativas de ascensão social

Priorizar estratégias que posicionem a UMinho como um agente de transformação social, assegurando que estudantes de todos os contextos tenham acesso a oportunidades de crescimento e sucesso. Estas orientações devem focar-se na redução das desigualdades e no fortalecimento do papel da Universidade como promotora de justiça social.

1.2 Retenção e Atração de Talento

Apoio à integração e ao desenvolvimento inicial de carreiras

Conceber programas estratégicos de mentoria e acompanhamento para novos docentes e investigadores, facilitando a integração e o desenvolvimento inicial das suas carreiras, fortalecendo a conexão à comunidade académica e aos objetivos institucionais da UMinho.

Avaliação, promoção e trajetórias de carreira claras

Desenvolver estratégias transparentes para a progressão para as categorias intermédias e de topo das carreiras docentes e de investigação, em conformidade com as tendências mais recentes na avaliação, como as preconizadas pela CoARA (Coalition for Advancing Research Assessment), uma área em que a UMinho tem assumido liderança e um papel ativo na construção de ações concretas de implementação de boas práticas. Este esforço deve valorizar o mérito e a qualidade, atendendo à especificidade de cada área científica.

Promoção do bem-estar

Consolidar políticas estratégicas de conciliação entre a vida pessoal e profissional, promovendo horários flexíveis e apoio estruturado à saúde mental (mais detalhe na secção 6.6).

Capital semente para projetos

Fomentar a criação de mecanismos de apoio financeiro que incentivem o arranque de projetos e fortaleçam a capacitação dos investigadores para captar financiamento externo.

1.3 Promoção do Desenvolvimento Profissional Contínuo

Programas de formação

Instituir um plano regular e estratégico para atualização e desenvolvimento de competências pedagógicas e científicas, sustentado em abordagens baseadas nas melhores evidências e em boas práticas, promovendo o intercâmbio de conhecimentos a nível interno e com outras instituições.

Fomento da interdisciplinaridade e internacionalização

Incentivar projetos de alto impacto focados em desafios contemporâneos e resolução de problemas complexos, fomentando colaborações internacionais através da facilitação da mobilidade de docentes e investigadores.

1.4 Planeamento a Longo Prazo e Sustentabilidade

Renovação do corpo docente e contratação de investigadores

priorizar estratégias que assegurem o recrutamento de docentes e investigadores, com um planeamento que tenha em conta a dimensão muito significativa de aposentações de docentes em curso. Este planeamento deve possibilitar a integração atempada de novos profissionais, promovendo a sobreposição temporária entre docentes experientes e recém-contratados, assegurando a transferência de conhecimento. A renovação deve também ser assegurada pelo recrutamento de jovens talentos com formação avançada, capazes de assumirem compromissos e de serem agentes transformadores no espaço da educação superior.

Estabilização da carreira de investigadores

Aposta no reforço da estabilidade contratual nas carreiras de investigação e apoio à investigação, promovendo a transição para contratos permanentes sempre que possível. Este objetivo será alcançado através da utilização de programas de incentivo tais como o programa FCT-Tenure ou equivalente, verbas adicionais previstas no Orçamento do Estado para atividades de investigação e receitas próprias da UMinho.

Eixo 2

Governação e Inovação Organizacional

A governação da UMinho deve refletir uma visão inclusiva, participativa e transparente, reconhecendo o papel essencial de toda a comunidade académica no fortalecimento institucional. Propomos uma estrutura organizacional que promova a coesão, valorize a diversidade e incentive o envolvimento ativo de todos na construção de decisões estratégicas. Paralelamente, reafirmamos o compromisso com a autonomia e responsabilização das unidades orgânicas, fomentando a sua capacidade de decisão, enquanto se simplificam os processos administrativos para garantir uma maior agilidade e eficiência. Este modelo de governação visa reforçar o sentimento de pertença e criar uma cultura de responsabilidade partilhada, essencial para enfrentar os desafios globais e assegurar a sustentabilidade financeira e a relevância da UMinho.

2.1 Reforço das Políticas de Consolidação da Agilização e Simplificação Administrativa

É essencial dar continuidade aos avanços significativos na simplificação e agilização dos processos institucionais pois a sua complexidade compromete a plena eficácia das operações. Por isso torna-se imperativa a implementação de medidas que promovam procedimentos ainda mais funcionais e eficazes.

Automatização e digitalização

Promover a adoção de sistemas integrados de gestão que reduzam redundâncias e promovam a interoperabilidade entre serviços centrais e as UO.

Agilização de processos internos

Garantir a implementação eficaz e a uniformização de protocolos para a gestão de projetos de investigação, aquisição de bens e contratação de recursos humanos, reduzindo atrasos e ineficiências.

Gestão orientada por resultados

Instituir métricas objetivas e sistemas de acompanhamento contínuo que permitam monitorizar os impactos das simplificações administrativas e ajustar estratégias à medida das necessidades identificadas.

2.2 Fortalecimento das Unidades e Respeito pela Diversidade

Reconhecendo a centralidade das UO na estrutura e funcionamento da UMinho, comprometemo-nos a promover políticas que fortaleçam a sua capacidade estratégica e operacional, assegurando simultaneamente a coesão institucional e o respeito pela diversidade. Neste sentido, propomos as seguintes orientações estratégicas:

Diferenciação e alinhamento estratégico

Reconhecer e valorizar as especificidades das UO, ajustando abordagens institucionais às suas diferentes necessidades e dinâmicas. Esta diferenciação deve ser acompanhada por uma visão integrada da Universidade, garantindo que a diversificação das UO contribua para o fortalecimento do projeto institucional comum.

Reforço da autonomia com responsabilidade

Garantir que as UO disponham de autonomia administrativa e financeira efetiva no exercício das suas competências, nomeadamente na gestão corrente, na autorização de despesas e na execução de atos administrativos, dentro de limites ampliados. Essa autonomia deve ser acompanhada por mecanismos claros de responsabilização e prestação de contas, assegurando a transparência e a sustentabilidade das decisões tomadas. Além disso, deve ser facilitada a elaboração de documentos previsionais plurianuais, incentivando o planeamento estratégico de longo prazo.

Apoio à gestão financeira e operacional

Promover a criação de mecanismos técnicos e administrativos que otimizem a gestão financeira e a execução orçamental das UO, assegurando eficiência e eficácia nas suas atividades. Simultaneamente, é crucial simplificar os procedimentos internos, conforme preconizado em 2.1, de modo a garantir que as novas competências possam ser exercidas sem burocracia excessiva, reduzindo barreiras operacionais e facilitando a adaptação das unidades às suas ampliadas responsabilidades.

Monitorização e melhoria contínua

Desenvolver sistemas estratégicos de monitorização e avaliação do impacto das práticas de autonomia administrativa e financeira, promovendo uma cultura institucional de aprendizagem e adaptação. A partilha de boas práticas entre as UO deve ser incentivada como forma de reforço da coesão e do desempenho global da Universidade.

Capacitação e desenvolvimento de competências

Apostar no reforço contínuo das competências dos técnicos e responsáveis das UO através de programas de formação regulares, especialmente nas áreas de gestão orçamental e administrativa, garantindo uma adaptação eficaz às novas responsabilidades e um desempenho alinhado com as melhores práticas institucionais.

2.3 Inovação Organizacional

A UMinho deve assumir-se como uma instituição de referência em práticas inovadoras de governação, respondendo às exigências de uma educação superior moderna, focando nas seguintes medidas:

Diálogo Estratégico entre o Conselho Geral e a Academia

Propor sessões regulares intituladas "O Conselho Geral conversa com...", criando um espaço de interação destinado a auscultar e dialogar diretamente com a comunidade académica. Estas sessões deverão seguir um modelo rotativo, ocorrendo em diferentes locais dos campi, garantindo maior proximidade, inclusão e representatividade das diversas realidades institucionais, fortalecendo a participação, a transparência e a construção coletiva de soluções para os desafios institucionais.

Promoção de canais de comunicação acessíveis e eficientes:

Fomentar canais de comunicação diretos, acessíveis e alinhados com os princípios de transparência e inclusão, garantindo que toda a comunidade académica possa participar ativamente no diálogo institucional. Esta estratégia deverá integrar soluções digitais interativas, aliadas a práticas regulares de partilha estratégica de informações, promovendo um ambiente colaborativo e a auscultação contínua das unidades e serviços, com o objetivo de fortalecer a coesão e a confiança institucional.

Monitorização estratégica para decisões informadas

Fomentar sistemas de monitorização contínua das necessidades das UO e serviços, garantindo decisões informadas e adaptadas a contextos em constante evolução. Este sistema integrará indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar a eficácia das políticas e processos, permitindo ajustes estratégicos e promovendo uma melhoria contínua.

Fomento de uma cultura organizacional colaborativa

Promover espaços de partilha entre unidades (orgânicas e de serviços), reforçando a cooperação e o alinhamento estratégico. Este esforço incluirá o fortalecimento da comunicação e integração entre os serviços de suporte e as unidades académicas, de forma a garantir que os recursos, formações e serviços disponíveis sejam plenamente aproveitados e alinhados às necessidades da comunidade académica.

Promoção de parcerias estratégicas

Recomendar o alargamento de colaborações com redes de ensino e investigação nacionais e internacionais, promovendo a partilha de boas práticas em governação e organização. Prioriza-se a adesão a iniciativas estratégicas, como alianças universitárias e programas de cooperação multilateral, com foco na troca de experiências em gestão eficiente, inovação organizacional e promoção de ambientes inclusivos, reforçando a posição da Universidade como instituição de referência.

2.4 Avaliação da Qualidade

A promoção de uma cultura de qualidade é essencial para reforçar a relevância e a competitividade da Universidade. Este compromisso deve assentar no seguinte:

Simplificação e desburocratização dos processos de monitorização

Induzir a revisão do SIGAQ para assegurar avaliações qualitativas, participativas e ajustadas às especificidades de cada UO.

Feedback ativo e construtivo

Reforçar mecanismos de devolução de resultados das avaliações, assegurando que docentes, estudantes e investigadores recebam feedback claro, detalhado e orientado para a melhoria contínua, promovendo um diálogo construtivo que valorize os seus pontos fortes e identifique oportunidades específicas de desenvolvimento.

Reconhecimento do mérito

Implementar incentivos claros para as unidades e indivíduos que demonstrem padrões elevados de desempenho, promovendo uma cultura de mérito alinhada com os objetivos institucionais.

Eixo 3

Educação Transformadora e Inclusiva

Comprometemo-nos com uma visão de educação aberta, transformadora e inclusiva, orientada para a formação de cidadãos capazes de moldar criticamente o futuro, com base no respeito pelos valores fundamentais e aptos a responder de forma eficaz aos desafios globais. Pretendemos, assim, consolidar o papel da UMinho como uma instituição de referência a nível nacional e internacional. Para materializar esta visão, propomos as seguintes linhas estratégicas no domínio da Educação.

3.1 Educação Centrada nas Relações Pedagógicas e no Ser Humano

Adotar como prioridade estratégica a promoção de ambientes de aprendizagem que privilegiem a centralidade do estudante e a valorização das relações pedagógicas. Para tal, é essencial fomentar práticas pedagógicas que enriqueçam a interação na sala de aula, promovendo a inclusão e o sucesso educativo, em especial para estudantes do 1.º ciclo. Esta abordagem contribuirá para a superação de barreiras e desigualdades, reforçando o compromisso da UMinho em garantir uma educação humanista e inclusiva.
Valorização dos canais de comunicação com os estudantes: É fundamental valorizar e reforçar os canais de comunicação com os estudantes, garantindo que as suas necessidades e sugestões sejam ouvidas e consideradas pela universidade.
Estimular a participação dos estudantes em órgãos de decisão, como os Conselhos Pedagógicos, é essencial para fortalecer a sua voz na definição das políticas e práticas educativas, garantindo que as decisões institucionais reflitam as suas perspetivas e contribuam para uma universidade mais inclusiva e colaborativa.
Valorizar o papel do delegado de turma, reconhecendo a sua função de ligação entre os estudantes e a instituição, como elemento chave para o diálogo e a resolução de questões que afetam diretamente a comunidade estudantil. Este reconhecimento será fundamental para promover a responsabilidade e o envolvimento ativo dos estudantes nas questões académicas e sociais da universidade.

3.2 Educação Inclusiva e Acessível

Priorizar políticas que assegurem a acessibilidade plena através de uma abordagem integrada que inclua a modernização e adequação inclusiva das infraestruturas existentes, o desenvolvimento de plataformas digitais acessíveis e a adoção de práticas pedagógicas diversificadas. Esta estratégia deve também fomentar a internacionalização, ampliando a oferta de unidades curriculares em inglês para atrair mais estudantes internacionais e assegurar a sua plena integração na comunidade académica. Adicionalmente, é essencial reforçar programas de mentoria e tutoria personalizada, capazes de responder de forma eficaz às necessidades individuais dos estudantes, proporcionando uma experiência educativa inclusiva, personalizada e alinhada a uma visão global.

3.3 Fortalecimento do Ensino e Valorização Docente

Promover uma política de consolidação da qualidade das experiências curriculares dos estudantes através de uma política integrada que fortaleça o apoio aos docentes no desenvolvimento das suas práticas pedagógicas, valorizando o investimento na docência e promovendo uma paridade efetiva de reconhecimento entre a docência e a investigação, tanto no recrutamento como na progressão na carreira. Para reforçar esta estratégia, será essencial dinamizar prémios de mérito pedagógico que reconheçam a qualidade na prática educativa, na inovação pedagógica e na promoção de um ensino de qualidade. Estes prémios atuarão como incentivo adicional à melhoria contínua da qualidade pedagógica e à motivação dos docentes, contribuindo para um ambiente académico inclusivo e colaborativo.

3.4 Flexibilidade e Inovação Curricular

Definição de uma estratégia que expanda o conceito de formação ao longo da vida, oferecendo oportunidades contínuas de desenvolvimento de competências para estudantes e profissionais. Esta abordagem estratégica deve assegurar a capacidade da UMinho de responder às rápidas transformações do mercado de trabalho e da sociedade, reforçando a sua relevância no contexto regional e global.
Neste âmbito, é fundamental promover programas direcionados à inclusão digital de populações adultas sem formação superior, contribuindo para a redução de desigualdades e para o fortalecimento da coesão social. Estas iniciativas devem ampliar o impacto social da UMinho, consolidando o seu papel como agente transformador na capacitação de cidadãos para os desafios da era digital e para o desenvolvimento sustentável da região e do país.
Para concretizar esta visão, é essencial priorizar:

Desenvolvimento de formações inovadoras

Incentivar a criação de cursos e formações de curta duração, como microcredenciais, que respondam às mudanças da sociedade e aos desafios globais e locais. Estas formações devem promover competências transdisciplinares e assegurar o seu alinhamento com a procura, garantindo ainda que sejam contabilizadas para efeitos de serviço docente, fomentando a adesão dos professores a esta prática inovadora.

Promoção da interdisciplinaridade

Definir como prioridade a integração de UCs complementares, permitindo que os estudantes desenvolvam uma educação mais ampla e adaptada às exigências contemporâneas. Este modelo curricular reforça a flexibilidade e a inovação, estimulando o pensamento crítico e colaborativo.

Reconhecimento formal de competências

Estabelecer orientações para que as novas competências adquiridas por meio destas iniciativas sejam formalmente reconhecidas, contribuindo para a progressão académica e profissional dos estudantes, bem como para a valorização do papel da Universidade como agente de transformação social.

3.5 Internacionalização Estratégica

Fortalecer parcerias estratégicas no Espaço Europeu de Educação Superior com ênfase na ARQUS, fomentando a mobilidade de docentes, investigadores e de pessoal técnico e administrativo, de Unidades de Serviço e UO, envolvido no apoio à educação. Promover a adoção de modelos inovadores de mobilidade e o fortalecimento de projetos colaborativos, visando proporcionar experiências interculturais enriquecedoras. Além disso, é fundamental valorizar e reconhecer o impacto da mobilidade na avaliação dos docentes, destacando tanto a qualidade quanto a quantidade das mobilidades em contexto de lecionação em universidades parceiras, especialmente no âmbito do programa Erasmus+.

3.6 Integração Ética da Tecnologia

Fomentar a integração, de forma ética, crítica e responsável, da Inteligência Artificial e doutras tecnologias emergentes, consolidando a UMinho como uma referência em termos de integridade na adoção de inovações tecnológicas. Esta estratégia deve incluir ações específicas de capacitação e formação para docentes, investigadores e estudantes, assegurando a sua preparação para lidar com os desafios e oportunidades destas tecnologias de forma informada e responsável.

3.7 Valorização da Formação Doutoral e do Colégio Doutoral

Reforçar a educação doutoral na UMinho, impulsionada pelo Colégio Doutoral, em alinhamento com os mais elevados padrões europeus e as diretrizes da European University Association (EUA) e do seu Council for Doctoral Education (EUA-CDE). Esta estratégia passa pela promoção de programas interdisciplinares focados em desafios globais, assegurando a coordenação e acompanhamento eficaz dos estudantes. Deve ainda incluir formações complementares em competências transversais, como inovação, ética e comunicação científica, bem como estimular a internacionalização através de parcerias estratégicas e oportunidades de coorientação. Paralelamente, importa fortalecer iniciativas que potenciem o desenvolvimento de carreiras, preparando os doutorados para contribuir de forma significativa nos contextos académico, industrial e social.

3.8 Promoção do Bem-estar

Promover estratégias integradas para o bem-estar físico e emocional de toda a comunidade académica, com uma abordagem focada na prevenção e no suporte à saúde mental, através do reforço de serviços especializados de apoio psicológico, iniciativas de formação sobre resiliência e desenvolvimento pessoal, e a criação de canais seguros e confidenciais para a denúncia e tratamento de casos de assédio. A prioridade será fomentar uma cultura de respeito, empatia e inclusão, valorizando a integridade e a dignidade de todos os membros da comunidade. Mais detalhe na secção 6.6).

Eixo 4

Investigação e Inovação

Assumimos a investigação e a inovação como eixos fundamentais da missão da UMinho, promovendo a produção de conhecimento de elevado impacto e a sua aplicação para enfrentar desafios globais e impulsionar o progresso societal. Priorizamos a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, a colaboração e a internacionalização, consolidando a UMinho como um centro de inovação e criatividade que transforma ideias em soluções impactantes para a sociedade e a economia.

4.1 Agilização e Simplificação da Gestão da Investigação

Reconhecendo a importância de agilizar e simplificar os processos administrativos na submissão e execução de projetos de investigação, a UMinho deve priorizar medidas que promovam eficiência e transparência da gestão da investigação. Estas iniciativas, alinhadas às diretrizes gerais de simplificação administrativa estabelecidas no eixo 2. “Governação e Inovação Organizacional”, visam reduzir a burocracia e otimizar os recursos institucionais, assegurando que os investigadores possam concentrar-se na produção científica e na inovação.

Reorganização de fluxos e integração de ferramentas digitais

Fomentar a modernização administrativa através da simplificação dos fluxos de trabalho e da integração de tecnologias digitais avançadas, promovendo a eficiência operacional, a redução de barreiras burocráticas e a automação de processos repetitivos.

Criação de um balcão único digital de apoio à investigação

Promover a centralização e digitalização dos serviços de apoio à investigação através de uma plataforma integrada, que consolide informações, simplifique processos e fortaleça a acessibilidade e eficiência na gestão de projetos de investigação.

Formação regular em gestão de projetos

A simplificação administrativa deve ser acompanhada por ações de capacitação, destinadas a investigadores e técnicos administrativos, para assegurar o domínio das ferramentas digitais e a compreensão clara dos processos.

4.2 Infraestruturas e Recursos

Modernização de espaços e equipamentos

Defender a implementação de uma estratégia institucional para a modernização de espaços e equipamentos, com prioridade na renovação de laboratórios e plataformas tecnológicas, de forma a responder às exigências das práticas de investigação científica mais avançadas.

Reforço da capacidade de submissão de candidaturas

Garantir o desenvolvimento de uma política institucional que fomente a criação de uma equipa especializada em suporte técnico e estratégico para a preparação de candidaturas a programas de financiamento altamente competitivos, como, por exemplo, ERC Grants, ERA Chairs e TEAMING. Esta política deverá incluir, ainda, a promoção de formações regulares de capacitação de investigadores na elaboração de candidaturas competitivas e na gestão de projetos de grande escala.

Espaços de Interação e Colaboração

Defender a criação de espaços comuns de convívio informal visando fomentar a colaboração interdisciplinar, promovendo um ambiente propício ao intercâmbio de ideias e ao desenvolvimento de parcerias inovadoras.

4.3 Reforço da Qualidade na Investigação

Promoção de redes colaborativas

Incentivar a participação em redes de colaboração interinstitucionais e transnacionais que reúnam investigadores de diferentes disciplinas e setores. Estas redes devem ser concebidas para enfrentar desafios globais e complexos, como a sustentabilidade, a saúde e a digitalização, através de abordagens inovadoras e interdisciplinares.

Integração da investigação com a educação

Fortalecer a articulação entre investigação e ensino, promovendo desde o início do percurso académico uma imersão dos estudantes nas práticas científicas, amplificando programas já existentes, como o “Prémio de Iniciação à Investigação Científica”, que integram os estudantes desde o 1.º ciclo em projetos de investigação inovadores e valorizando estas experiências na sua progressão académica e curricular.

Estabilidade contratual e valorização de carreiras de investigação

Aposta no reforço da estabilidade contratual nas carreiras de investigação e apoio à investigação, tal como descrito no ponto 1.2 “Retenção e Atração de Talento”, incluindo programas como o FCT-Tenure, as verbas do Orçamento do Estado e receitas próprias da UMinho.

Criação de uma estrutura de desenvolvimento de carreira

Defender a criação de uma estrutura promotora de trajetórias profissionais diversificadas, que coordene a implementação de formações, alinhadas com o European Competence Framework for Researchers (ResearchComp), assegurando que os investigadores desenvolvam competências relevantes para diferentes setores

Reforma dos processos de avaliação

A adesão à CoARA posiciona a UMinho na vanguarda de um modelo de avaliação mais abrangente, orientado por critérios diversificados e ajustados às especificidades das áreas do saber, promovendo uma cultura de integridade científica e alinhamento com compromissos internacionais.

4.4 Inovação com Impacto Social e Económico

Reforço de parcerias estratégicas e transferência de conhecimento

A UMinho deve consolidar-se como um elo entre a investigação e a sociedade, promovendo parcerias estratégicas que amplifiquem o impacto societal da sua investigação. Inspirada no modelo de sucesso com a BOSCH, a Universidade deve expandir estas colaborações para setores estratégicos, alinhando-se às necessidades regionais, nacionais e globais. A aposta em incentivos e formação em áreas como propriedade intelectual e empreendedorismo será essencial para fortalecer estas dinâmicas.

Promoção da inovação alinhada à sustentabilidade e ao desenvolvimento empresarial

Alinhar as estratégias de investigação com as necessidades do tecido empresarial e os objetivos de sustentabilidade, promovendo soluções inovadoras em áreas prioritárias como transformação digital, economia circular e gestão de sistemas costeiros. Estas iniciativas devem integrar colaborações com redes internacionais, fomentando a cocriação de impacto.

Incentivo à criação de startups e spin-offs académicos

Fomentar a criação de startups e spin-offs académicos, assegurando formação para estudantes, docentes e investigadores em empreendedorismo, gestão de inovação, propriedade intelectual e modelos de negócio. Para garantir a sustentabilidade destas iniciativas, é essencial facilitar o acesso a financiamento inicial através de programas de capital semente, parcerias estratégicas com investidores e incentivos ao mecenato científico.

Disseminação de conhecimento e literacia científica

Intensificar a comunicação com a sociedade através de iniciativas de literacia científica, eventos e projetos colaborativos que aproximem a Universidade de públicos mais amplos. Esta abordagem deve destacar o impacto social do conhecimento produzido e reforçar o papel da UMinho como agente de transformação societal.

4.5 Internacionalização da Investigação

Participação em redes internacionais

Consolidar a posição global da UMinho, através de uma participação estratégica em consórcios e redes internacionais de investigação e inovação, reforçando o seu papel no Espaço Europeu de Educação Superior. A colaboração com a ARQUS, como exemplo relevante, demonstra o potencial destas alianças para promover programas conjuntos de ensino, investigação e inovação, ampliando a mobilidade académica, a partilha de boas práticas e a captação de recursos.

Mobilidade de investigadores

Fomentar a mobilidade internacional na investigação, promovendo a participação de investigadores em projetos, redes globais e centros de excelência. Este objetivo inclui o fortalecimento de parcerias estratégicas através de programas como o Fulbright, Marie Sklodowska-Curie Actions (MCSA), que possibilitam a formação avançada, o intercâmbio científico e a transferência de boas práticas.

Atração de talentos

Fomentar iniciativas como o ERA Talent Platform, que facilitam a circulação de talentos e reduzir obstáculos administrativos para investigadores e estudantes estrangeiros, garantindo apoio em processos de visto e integração. A obtenção do Selo Europeu de Excelência em Recursos Humanos para a Investigação (HRS4R) permitirá reforçar a atratividade da UMinho enquanto instituição comprometida com as melhores práticas de gestão de recursos humanos na investigação.

4.6 Ciência Aberta e Acessível

Promoção da ciência aberta

Afirmar a UMinho como instituição de referência na promoção da ciência aberta, reforçando o compromisso com os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) e alinhando-se com as melhores práticas europeias. Neste sentido, o Conselho Geral deve orientar políticas que incentivem a adoção de modelos de acesso aberto, garantindo a visibilidade global da produção científica e a ampla reutilização do conhecimento, em benefício da sociedade e do avanço científico.

Capacitação em gestão de dados científicos

Promover uma cultura institucional que valorize a gestão ética e eficiente dos dados de investigação. Fomentar políticas que incentivem a integração de competências nesta área, assegurando que investigadores e estudantes estejam preparados para responder aos requisitos de transparência e reprodutibilidade da ciência, bem como às exigências de financiamento nacional e internacional.

Incentivo à publicação em acesso aberto

Desenvolver políticas institucionais que favoreçam a publicação de resultados de investigação em acesso aberto, promovendo maior impacto científico e societal.

Apoio à transição digital

Impulsionar políticas de desenvolvimento e modernização de infraestruturas digitais que ampliem o acesso a dados, publicações e recursos de investigação, promovendo a integração da UMinho em redes internacionais de ciência aberta, consolidando a sua posição como instituição de referência na partilha e reutilização do conhecimento científico.

4.7 Sustentabilidade na Investigação

Alinhamento com os ODS

Integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030) nas políticas científicas, reforçando o papel da UMinho como promotor em práticas de sustentabilidade.

Eficiência e responsabilidade ambiental

Garantir que as práticas e infraestruturas de investigação estejam alinhadas com metas de eficiência energética e sustentabilidade, promovendo uma redução do impacto ambiental.

4.8 Sustentabilidade Financeira da Investigação

Apoio ao mecenato científico

Desenvolver programas de captação de fundos junto de parceiros privados, empresas e filantropia, incentivando o financiamento de longo prazo para projetos estratégicos.

Gestão eficiente de recursos

Criar políticas para otimizar a alocação de recursos financeiros, promovendo a sustentabilidade a longo prazo das iniciativas de investigação.

Programas de capital semente

Fomentar a criação de mecanismos de apoio financeiro com receitas próprias, que incentivem o arranque de projetos em articulação com as medidas descritas no ponto 1.2 “Retenção e Atração de Talento”.

Eixo 5

Valorização da Cultura e do Património

A UMinho deve assumir a cultura e o património como vetores estratégicos para o desenvolvimento institucional, consolidando-se como um ator relevante a nível local, nacional e europeu. Este compromisso reforça a ligação entre a cultura e o património, alinhando-os com os desafios globais e integrando as oportunidades do contexto digital, de forma a reafirmar o papel da UMinho como instituição de referência e motor de transformação societal.

Neste âmbito, defendemos o conceito de Cultura Aberta, comprometendo-nos a abrir as portas da Universidade à comunidade, promovendo um diálogo ativo entre a academia e a sociedade. A estratégia proposta valoriza a preservação patrimonial, a inovação cultural e a promoção da interculturalidade, em alinhamento com as cidades de Braga e Guimarães, reconhecendo-as como polos vibrantes e dinâmicos, e com uma perspetiva europeia que amplifica o impacto da universidade. Além disso, propomos sinergias com outros eixos, como a investigação, a educação e a sustentabilidade, maximizando o impacto cultural, científico e social da UMinho.

5.1 Estratégia para a Valorização do Património e Identidade Cultural

Preservação e valorização do património histórico e arquitetónico

Propor que a UMinho adote uma visão integrada para a preservação e valorização do vasto património histórico e arquitetónico da UMinho, com enfoque na sua relevância regional e internacional, explorando a possibilidade de projetos de mecenato público para apoiar os elevados custos de manutenção do edificado.

Utilização e dinamização dos espaços culturais

Promover a utilização dos espaços culturais da UMinho em iniciativas que envolvam estudantes, investigadores e a sociedade civil, criando uma ponte entre conhecimento, memória e inovação. Estes espaços devem ser dinamizados através de exposições, eventos e atividades educativas que destaquem o património material e imaterial da Universidade. Adicionalmente, devem ser fomentadas parcerias com entidades privadas para a exploração pontual e sustentável destes espaços, promovendo o seu uso integrado em atividades académicas, culturais e comunitárias.

Exploração do potencial patrimonial de Braga e Guimarães

Incentivar a exploração do potencial patrimonial de Braga e Guimarães, destacando as suas contribuições para a história, cultura e inovação, e promovendo colaborações com as autarquias locais para dinamização de eventos e iniciativas.

Criação de roteiros temáticos

Promover a criação de percursos temáticos que liguem o património da UMinho às histórias e narrativas das cidades, promovendo a valorização da identidade cultural regional

5.2 Cultura como Pilar Estratégico de Desenvolvimento

Reforço do Conselho Cultural

Recomendar o fortalecimento do papel do Conselho Cultural na definição de uma estratégia institucional para a cultura, incentivando a criação de uma agenda cultural regular e participativa. Esta agenda deverá articular eventos artísticos, científicos e comunitários, assegurando a auscultação da comunidade académica e civil, de forma a promover uma programação alinhada com os valores e objetivos estratégicos da Universidade.

Dinamização Cultural e Projeção Internacional da UMinho

Recomendar a definição de uma estratégia para a dinamização regular de eventos culturais que reforcem a ligação da Universidade às dinâmicas culturais de Braga e Guimarães. Neste contexto, sugere-se a criação de um Encontro Bianual de Artes e Cultura, com um primeiro ciclo de edições de âmbito nacional e uma projeção internacional até 2029, consolidando a UMinho como um polo cultural de referência e fomentando colaborações com empresas criativas, sociedade civil e artistas emergentes.

Residências Artísticas e Interação com a Investigação

Recomendar a criação de programas de residências artísticas em colaboração com os centros de investigação da UMinho, fomentando a interação entre arte, ciência e inovação. Estes programas devem incentivar a experimentação e a criação interdisciplinar, promovendo um ambiente propício ao cruzamento de saberes e ao desenvolvimento de novas abordagens artísticas e científicas com impacto académico e societal.

5.3 Estratégia para Cultura Digital e Inovação Tecnológica

Promover a ligação entre cultura, inovação e tecnologia, posicionando a UMinho como uma referência na preservação e dinamização cultural no contexto digital, maximizando o impacto cultural, educativo e social, incluindo:

Expansão do portal CAMinho e digitalização do património cultural

Recomendar o alargamento do Portal CAMinho como plataforma digital de referência para a preservação e divulgação do património cultural da UMinho. Esta expansão deverá incluir a criação de um repositório digital de exposições e arquivos culturais

Implementação de visitas virtuais e experiências culturais interativas

Recomendar o desenvolvimento de programas de visitas virtuais e interativas aos espaços culturais da UMinho, integrando tecnologias como realidade aumentada e inteligência artificial, promovendo a inclusão e a inovação na fruição do património e das artes.

Capacitação digital para a gestão e preservação cultural

Recomendar a implementação de programas formativos direcionados a estudantes e à comunidade local, com enfoque no uso de ferramentas digitais aplicadas à gestão e preservação cultural.

Parcerias estratégicas para inovação cultural e tecnológica

Recomendar o desenvolvimento de parcerias com startups, indústrias criativas e empresas de tecnologia, promovendo a experimentação de formas inovadoras de interação com o património e a cultura e reforçando a posição da UMinho como um polo de inovação na interseção entre tecnologia e cultura.

5.4 Inclusão e Interculturalidade como Valores Fundamentais

Promoção da diversidade cultural e diálogo intercultural

Recomendar a definição de políticas estratégicas que incentivem a diversidade cultural na comunidade académica da UMinho, promovendo um ambiente inclusivo e globalmente conectado. Neste âmbito, deverão ser fomentados eventos que celebrem a interculturalidade, como festivais multiculturais e diálogos culturais.

Acessibilidade e inclusão nas iniciativas culturais

Recomendar a implementação de uma política institucional de acessibilidade cultural, garantindo que todas as iniciativas promovidas pela UMinho sejam inclusivas e acessíveis a pessoas com necessidades especiais, assegurando a eliminação de barreiras físicas, sensoriais e digitais.

5.5 Dimensão Europeia e Cooperação Internacional

Integração da UMinho em redes culturais europeias e sua afirmação como polo cultural

Recomendar a definição de uma estratégia integrada para fortalecer a presença da UMinho em redes culturais e projetos transnacionais, consolidando a sua participação em iniciativas como a ARQUS, o programa Europa Criativa e o Espaço Europeu de Educação Superior.

Captação de financiamento europeu para projetos culturais

Recomendar a implementação de uma estratégia institucional para a captação de financiamento europeu, promovendo a participação da UMinho em programas culturais e patrimoniais que integrem inovação, sustentabilidade e impacto social. Esta abordagem deverá incentivar o desenvolvimento de projetos que conectem a identidade local às dinâmicas culturais transnacionais, reforçando o papel da Universidade na preservação e dinamização do património europeu.

Pilares

Pilares Transversais

Pilar 1

Internacionalização

A internacionalização é essencial para posicionar a UMinho como uma referência global no ensino, na investigação e na inovação. Propõe-se uma estratégia baseada nos seguintes eixos:

Reforço das alianças internacionais

... através de parcerias com universidades europeias e globais, nomeadamente no quadro da European Universities Initiative e na rede ARQUS. Estas alianças são fundamentais para ampliar a capacidade de liderança da instituição em projetos globais, promover a partilha de boas práticas e reforçar a cooperação transnacional em ensino e investigação.

Promover a mobilidade académica

... reduzindo os desequilíbrios entre incoming e outgoing, reforçando a promoção dos programas internacionais junto de toda a comunidade académica. A expansão da rede de parcerias com instituições de referência internacional será crucial para a criação de oportunidades de intercâmbio e colaboração.

Papel ativo na CPLP e redes de cooperação lusófona

Assumir um papel de liderança na CPLP e noutras redes de cooperação no mundo lusófono, através de parcerias com universidades e instituições nos países da CPLP, promovendo projetos conjuntos e o intercâmbio de conhecimentos, consolidando a sua influência no espaço lusófono.

Recrutamento e acolhimento de estudantes internacionais

Promover a diversidade de nacionalidades representadas na sua comunidade académica, com estratégias de recrutamento direcionadas para além dos países de língua portuguesa. Para tal, é essencial adotar práticas de ensino bilingue e rever políticas de propinas, tornando a instituição mais atrativa. O acolhimento deve ser reforçado por um sistema de suporte, oferta adequada de alojamento e ações que promovam a integração cultural e social.

Desenvolvimento de projetos internacionais de ensino e investigação

A UMinho deve liderar e integrar projetos internacionais, promovendo programas conjuntos com instituições de referência. Para tal, é essencial fortalecer as estruturas de apoio à internacionalização e otimizar processos administrativos, garantindo maior autonomia e eficiência na gestão de iniciativas internacionais.

Consolidação da marca UMinho

A projeção internacional da UMinho deve ser reforçada através de campanhas de comunicação integradas e da participação em eventos globais, destacando os seus valores de inovação, inclusão e qualidade académica.

Pilar 2

Sustentabilidade

A sustentabilidade, enquanto valor central, orienta as políticas e práticas da Universidade do Minho, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Propõem-se as seguintes ações estratégicas:

Transformação ecológica dos campi

Assegurar que as linhas orientadoras da instituição promovam a integração da sustentabilidade ambiental nas decisões de longo prazo, fortalecendo a universidade como referência em inovação e responsabilidade ecológica.

Integração da sustentabilidade na educação,investigação e extensão

Propor que a sustentabilidade seja integrada como princípio transversal nos currículos e nas atividades de ensino, na investigação e nas atividades de extensão, reforçando a cidadania ambiental da comunidade académica.

Compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social

Fomentar iniciativas que envolvam a comunidade académica e o território, através da formação em cidadania ativa e sustentabilidade. Incentivar a realização de atividades que promovam a economia circular, com iniciativas como a troca solidária de bens e integração dos ODS na prática quotidiana.

Parcerias para a sustentabilidade e inovação

Fortalecer a interação com parceiros como o Laboratório da Paisagem, o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade e o Centro para a Valorização de Resíduos, criando projetos que estimulem a economia circular e a bioeconomia.

Pilar 3

Colaboração e Redes

A colaboração e a criação de redes constituem-se como pilares fundamentais para o fortalecimento da Universidade do Minho enquanto instituição de referência, integradora e comprometida com o desenvolvimento sustentável da região Norte e da sociedade global. Nesse sentido, propõe-se a seguinte visão estratégica:

Fortalecimento da identidade regional através de parcerias estratégicas

Assumir a UMinho como um agente central no desenvolvimento da região Norte, promovendo uma integração sólida com o território. Este compromisso concretiza-se através de parcerias com autarquias e comunidades intermunicipais, visando responder a desafios locais como a transição digital, a sustentabilidade ambiental, a qualificação de recursos humanos e a coesão social. No âmbito desta integração, destaca-se o papel da Rede Casa do Conhecimento (RCdC) como um instrumento privilegiado para promover a literacia digital, a inovação e a inclusão no território. Através desta rede, a UMinho articula-se com diferentes atores regionais, criando sinergias que ampliam o impacto das suas iniciativas no desenvolvimento regional. Ao reforçar estas articulações e consolidar o uso de ferramentas como a RCdC, a UMinho fortalece a sua identidade como motor de inovação e desenvolvimento, assumindo-se como uma referência no ecossistema regional.

Articulação com outras instituições de educação superior da região

Criar redes colaborativas com outras IES do Norte, promovendo sinergias em ensino, investigação e extensão, assegurando uma maior capacidade de impacto coletivo e inovação.

Rede Alumni UMinho

Fortalecer a rede Alumni como parceira estratégica para a sua missão e impacto social, através de uma plataforma de interação permanente que promova mentorias, networking e transferência de conhecimento, além de fomentar parcerias com o setor empresarial e social, envolvendo-os em iniciativas de inovação e responsabilidade social. Reconhecendo-os como embaixadores, a Universidade aproveita a sua experiência e influência para ampliar a visibilidade e o impacto institucional a nível regional, nacional e internacional.

Pilar 4

Inclusão, Diversidade e Igualdade de Género

A UMinho deve ser um espaço verdadeiramente inclusivo e equitativo, assegurando oportunidades justas para todos os membros da comunidade académica. Propõem-se as seguintes estratégias:

Políticas inclusivas

Adoção de políticas inclusivas, através da criação de infraestruturas acessíveis, práticas pedagógicas que garantam o acesso a toda a população estudantil e mecanismos de apoio dedicado a estudantes com necessidades específicas. Estas medidas devem garantir a plena participação de todos os membros da comunidade académica, eliminando barreiras físicas, tecnológicas e sociais.

Promoção da igualdade de género

Combater estereótipos e promover uma cultura de equidade em todas as suas dimensões. Estas ações incluem garantir a igualdade no acesso a cargos de liderança, a progressão na carreira académica e a representação equilibrada nos processos de tomada de decisão.

Apoio à diversidade e interculturalidade

Valorizar a multiculturalidade e criar ambientes acolhedores e respeitadores, promovendo iniciativas que reforcem a interculturalidade, o diálogo e a convivência harmoniosa.

Pilar 5

Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes

A transformação digital e a inteligência artificial (IA) desempenham um papel estratégico na modernização da UMinho, posicionando-a como uma instituição de referência no ensino, na investigação e na inovação. Para alcançar este objetivo, propõe-se uma abordagem estruturada nas seguintes medidas:

Incorporação da IA no ensino e na investigação

A IA deve ser integrada de forma transversal nas práticas pedagógicas, promovendo métodos de ensino inovadores, como plataformas de aprendizagem adaptativa e personalização de conteúdos com base nas necessidades dos estudantes. Na investigação, a IA pode abrir novos horizontes, permitindo análises mais rápidas e precisas de grandes volumes de dados, automatizando processos complexos e facilitando a interligação entre diferentes áreas do conhecimento. Além disso, deve ser incentivada a criação de laboratórios dedicados a explorar o uso de IA e outras tecnologias emergentes em diversos campos.

Desenvolvimento de competências digitais

É essencial garantir que estudantes, docentes e colaboradores desenvolvam competências sólidas em tecnologias digitais e IA. Para isso, a UMinho deve promover a inclusão de módulos e cursos específicos no currículo, como programação, análise de dados e ética na utilização de ferramentas digitais. Além disso, devem ser fortalecidos programas de formação contínua para docentes, equipando-os para explorar plenamente o potencial das tecnologias emergentes nas suas áreas de atuação. O objetivo é assegurar que toda a comunidade académica esteja preparada para enfrentar os desafios de um mundo em rápida transformação tecnológica.

Promoção da adoção ética das tecnologias emergentes

A utilização de tecnologias como IA deve estar alinhada com os mais elevados padrões éticos, respeitando princípios de transparência, equidade, privacidade e responsabilidade social. A UMinho deve liderar o debate sobre o uso ético de tecnologias emergentes, organizando eventos e projetos de investigação que abordem questões como os impactos sociais da automação e a proteção de dados pessoais. A criação de um código de conduta específico para o uso de tecnologias emergentes pode consolidar este compromisso.

Desenvolvimento de parcerias e infraestruturas tecnológicas

Para maximizar o impacto da transformação digital, a UMinho deve estabelecer parcerias estratégicas com empresas de tecnologia, centros de investigação e outras instituições de educação superior. Estas colaborações podem facilitar o acesso a tecnologias de ponta e criar oportunidades para projetos de investigação conjuntos. Paralelamente, é fundamental investir na modernização das infraestruturas tecnológicas do campus, incluindo redes de alto desempenho, servidores de processamento de IA e ambientes virtuais de aprendizagem.

Pilar 6

Saúde e Bem-Estar

A promoção da saúde e do bem-estar deve constituir um pilar estratégico para a UMinho, assegurando que a instituição não apenas forma profissionais qualificados, mas também contribui ativamente para o desenvolvimento de uma comunidade académica saudável, resiliente e integrada. Neste sentido, a UMinho deve alinhar-se com iniciativas internacionais como o Healthy Campus da FISU, orientando políticas institucionais que reforcem a cultura do bem-estar, associando saúde, sustentabilidade e inclusão. Assim, propomos:

Estratégia para um ambiente de trabalho saudável e inclusivo

Propor a definição de políticas institucionais que promovam práticas laborais que assegurem um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a criação de ambientes ergonómicos e a garantia de espaços livres de discriminação e assédio. A saúde física e mental deve ser incluída nas agendas institucionais, por meio do desenvolvimento de programas regulares de sensibilização sobre saúde mental, redução do estigma e identificação de sinais de risco.

Promoção de um modelo de apoio psicológico à saúde mental

Tendo como referência as recomendações do relatório “Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior” (Despacho n.º 5506/2023, DR, 2.ª série, de 12 de maio), estabelecer e disseminar uma política clara de acesso a serviços de apoio psicológico. Priorizar abordagens preventivas e trabalhar com as estruturas da UMinho e dos SASUM, para conseguir antecipar as intervenções quanto possível. Melhorar a articulação entre as estruturas existentes nas IES e no SNS para a identificação de situações de doença mental grave e respetivo encaminhamento para serviços especializados. Estimular a integração de iniciativas direcionadas a grupos de estudantes mais vulneráveis, incluindo novos estudantes (integrar nas dinâmicas sou.uminho) deslocados, aqueles com necessidades educativas específicas e estudantes de minorias étnicas ou de género.

Valorização das atividades de lazer e bem-estar

Propor que a Universidade integre no seu planeamento estratégico a valorização das atividades físicas e culturais como instrumentos de promoção de saúde e bem-estar. É crucial fomentar a articulação entre iniciativas já implementadas por diferentes setores da universidade, apoiando e potenciando a escalabilidade dessas ações em benefício de todos. Dado que o bem-estar é um bem precioso, é fundamental desenvolver uma estratégia de comunicação que tenha como foco a promoção do bem-estar e a disseminação dessas iniciativas, celebrando momentos de particular relevância.

Monitorização da saúde e segurança

Fomentar uma cultura institucional que valorize a saúde e a segurança, promovendo o envolvimento ativo de toda a comunidade académica na criação de ambientes seguros. Implementar políticas de avaliação de riscos que identifiquem e minimizem potenciais perigos, assegurar canais acessíveis e confidenciais para o reporte de preocupações e investir em formação contínua sobre segurança no trabalho e procedimentos de emergência. Desenvolver e atualizar regularmente planos de emergência claros e acessíveis, garantindo que toda a comunidade conheça os procedimentos, promovendo um ambiente mais seguro, resiliente e colaborativo.

Pilar 7

Ética e Integridade

A ética e a integridade são valores fundamentais que orientam a missão da Universidade do Minho, garantindo confiança, transparência e responsabilidade. A promoção de uma cultura ética deve ser alcançada através de iniciativas que envolvam toda a comunidade académica, sensibilizando-a para a importância da ética no ensino, na investigação e na gestão, com destaque para a elaboração e disseminação de códigos de conduta e campanhas educativas que valorizem a honestidade intelectual e o respeito pela diversidade. Para consolidar este compromisso, propõe-se uma estratégia centrada em três eixos:

Promoção de uma cultura de ética académica

Fomentar uma cultura de ética transversal a todas as suas atividades, com elaboração e disseminação de códigos de conduta e pela realização de campanhas de sensibilização que reforcem a honestidade intelectual, o respeito pela diversidade e a equidade.

Transparência, responsabilidade e prevenção de conflitos

A governança da Universidade deve assentar em práticas transparentes e participativas, com processos claros em áreas como concursos, progressões de carreira e gestão de recursos. Para assegurar a integridade institucional, é essencial implementar políticas rigorosas contra o plágio, a fraude e a má conduta científica, bem como mecanismos robustos para prevenir e resolver conflitos éticos, incluindo a gestão de casos de discriminação e conflitos de interesse. A promoção de boas práticas na investigação – como o uso responsável de dados, a publicação ética de resultados e a colaboração científica – deve ser central para garantir a confiança nos processos académicos.

Formação em ética

A formação contínua em ética deve ser uma prioridade, integrando programas regulares que abordem temas como a integridade na investigação, os desafios éticos contemporâneos e o uso responsável de tecnologias emergentes. Promover ações de capacitação para a reflexão crítica e a partilha de boas práticas, assegurando uma comunidade académica alinhada com os mais elevados padrões éticos.

Candidatos

Efetivos

Eugénio Campos Ferreira

Escola de Engenharia

Delfina Gomes

Escola de Economia, Gestão e Ciência Política

Nuno Cerca

Escola de Engenharia

António Onofre

Escola de Ciências

Paula Ludovico

Escola de Medicina

José Gabriel Andrade

Instituto de Ciências Sociais

Ricardo Franco-Duarte

Escola de Ciências

Lígia Pinto

Escola de Economia, Gestão e Ciência Política

Filipe Samuel Silva

Escola de Engenharia

Cristina Sylla

Instituto de Educação

Pedro Albuquerque

Escola de Psicologia

Sérgio Guimarães Sousa

Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas

Candidatos

Suplentes

Rafaela Rosário

Escola Superior de Enfermagem

Montserrat Comesaña

Escola de Psicologia

Carlos Maia

Escola de Arquitetura, Arte e Design

Maria do Carmo Ribeiro

Instituto de Ciências Sociais

Paulo Novais

Escola de Engenharia

Joana Sequeira

Instituto de Ciências Sociais

Fernando Azevedo

Instituto de Educação

Maria Teresa Malheiro

Escola de Ciências

Armando Almeida

Escola de Medicina

Manuel Silva

Escola de Engenharia

Margarida Pereira

Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas

Isabel Neves

Escola de Ciências

Lista de Subscritores

Ana Gabriela Macedo

Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas

Ana Duarte Melo

Instituto de Ciências Sociais

Ana Nicolau

Escola de Engenharia

Ana Vera Machado

Escola de Engenharia

Artur Ribeiro

Escola de Engenharia

Cláudia Augusto

Escola Superior de Enfermagem

Francisco Miguel Gama

Escola de Engenharia

Hernâni Gerós

Escola de Ciências

Isabel Fonseca

Escola de Direito

José Palhares

Instituto de Educação

José Carlos Teixeira

Escola de Engenharia

José Higino Correia

Escola de Engenharia

Luís Amaral

Escola de Engenharia

Manuel João Costa

Escola de Medicina

Maria de Fátima Moura Ferreira

Instituto de Ciências Sociais

Maria Paula Trigueiros

Escola de Arquitetura, Arte e Design

Maria Teresa Pereira Heath

Escola de Economia, Gestão e Ciência Política

Miguel Rocha

Escola de Engenharia

Nelson Lima

Instituto de Educação

Paula Remoaldo

Instituto de Ciências Sociais

Paulo Mendonça

Escola de Arquitetura, Arte e Design

Paulo Ramísio

Escola de Engenharia

Pier Parpot

Escola de Ciências

Priscila Ferreira

Escola de Economia, Gestão e Ciência Política

Sandra Paiva

Escola de Ciências

Mensagem do Mandatário

Manuel Rocha Armada

Professor Emérito – Escola de Economia, Gestão e Ciência Política

É com grande sentido de responsabilidade, e muita honra, que me apresento e assumo o papel de mandatário da candidatura, sob o lema “Juntos, Transformamos o Futuro!”, a qual incorpora uma visão realista, ousada, inclusiva e transformadora para a Universidade do Minho.

Conhecendo o Eugénio Campos Ferreira há muitos anos, estou certo de que a sua liderança reflete um compromisso efetivo e objetivo com os princípios e desafios que a Universidade do Minho enfrenta. A lista distingue-se, e bem, pela diversidade e qualidade dos seus membros, integrando docentes e investigadores de diferentes escolas e áreas científicas, abrangendo diversas categorias profissionais e promovendo um equilíbrio de género, numa visão plural e representativa da nossa academia.

Como Professor Emérito, com mais de 40 anos de serviço dedicado a esta instituição, pude acompanhar o crescimento e a transformação da Universidade, exercendo diversas funções de liderança, incluindo Presidente de Escola por dois mandatos, seu Vice-Presidente, e representando a UMinho em vários espaços de projeção internacional.

A experiência adquirida, tanto na academia (em várias universidades e conferências internacionais de elevado prestígio), assim como o pragmatismo, a resiliência e a capacidade de comando, fortalecidas também durante o meu serviço militar, permitem-me ter uma perspetiva global e sensibilidade clara sobre a importância do espírito de liderança, da visão estratégica e da capacidade de decisão, que inspirem confiança e união – qualidades essenciais que a candidatura liderada por Eugénio C. Ferreira claramente possui.

Esta candidatura não é um mero prolongamento do presente, nem uma rutura desconexa com o passado. Pelo contrário, alia um conhecimento profundo e transversal das várias áreas da nossa Universidade com uma visão ousada e transformadora, comprometida com a construção de um futuro distinto. Pauta-se por uma abordagem renovadora, especialmente no que toca à modernização e inovação, tanto ao nível da governação como da organização, transcendendo a mera continuidade das práticas institucionais estabelecidas.

O Mandatário,

Manuel José da Rocha Armada
Professor Catedrático (e Emérito)

Vota Lista A

A candidatura "Juntos, Transformamos o Futuro!" representa um apelo à ação coletiva, valorizando as contribuições de cada membro da comunidade, para construir uma Universidade mais inclusiva, sustentável e inovadora. Acreditamos que, juntos, podemos transformar desafios em oportunidades, elevando a UMinho a novos patamares de excelência.

Com esta visão, convidamos toda a comunidade a juntar-se a este projeto e a contribuir para um futuro mais promissor para a Universidade do Minho.

Dia 19 de março usa a plataforma eVotUM, em http://evotum.uminho.pt e vota Lista A

Vota Lista A

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